Mensagem de erro

Deprecated function: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls em menu_set_active_trail() (linha 2394 de /var/www/clients/client24/web159/web/includes/menu.inc).


Mascote

O Festival Nacional de Robótica tem como principal objetivo a promoção da Ciência e Tecnologia junto dos jovens de todos os ciclos, investigadores, professores e do público em geral, através de competições de robôs autónomos. Com realização anual em diferentes cidades, este evento também inclui um Encontro Científico (ICARSC 2015), onde é dada a oportunidade aos investigadores nacionais e estrangeiros, na área da Robótica, de apresentar os seus mais recentes resultados de investigação na sua área. Sendo atualmente uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Robótica, este evento tem contado com um crescente número de equipas e de participantes, de todas as idades.

A edição deste ano, o Robótica 2015, irá decorrer de 8 a 12 de abril de 2015 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real. A UTAD está inserida num campus que contempla um jardim botânico que Constitui uma das coleções vivas mais importantes de Portugal, contendo atualmente cerca de 1000 espécies vivas que formam parte de um vasto conjunto arquitetónico – paisagista. Além do espaço aprazível, a organização do Robótica 2015 na UTAD conta com uma elevada capacidade logística contando com o apoio de docentes, funcionários e alunos, em áreas importantes para a organização deste evento como sejam as áreas da Informática, Comunicação e Multimédia, Eletrotécnica e de Computadores, entre outras.

As competições de robôs autónomos repartem-se em várias ligas, divididas em dois principais escalões: Júnior e Sénior. Nas competições Sénior, temos a prova de Condução Autónoma que é realizada desde a criação do evento, a prova Robot@Factory e a prova Freebots (e Freebots Júnior), ambas no seu 5º ano de existência, e por último a prova de Futebol Robótico Médio (MSL - Middle Size League) com as regras oficiais do evento RoboCup. Também com as regras RoboCup, mas no escalão Júnior, decorrem as provas de Futebol Robótico Júnior, Busca e Salvamento Júnior e Dança Júnior. Demonstrações em diversas áreas, estarão também patentes no espaço do Robótica 2015 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O evento funcionará 24h por dia, sendo o acesso livre ao público desde o dia de abertura, em horário a anunciar.

Somando a todos estes factos temos a realização de um evento de Robótica pela primeira vez numa região que é desde dezembro de 2001 Património da Humanidade. Com base na região onde a UTAD está inserida, a organização pretende trazer também as aplicações da robótica na agricultura e floresta como temas agregadores do Festival Nacional de Robótica 2015.

Como sempre, espera-se uma grande afluência do público em geral, mesmo de público estrangeiro, que estejam de visita à cidade.

0

DIAS

0

HORAS

0

MINUTOS

0

SEGUNDOS

Português, Portugal