Vila Real

A razão para visitar Vila Real, a capital da província de Trás-os-Montes e local de nascimento de Diogo Cão (o explorador que descobriu o rio Congo em 1482), é o monomento barroco Palácio de Mateus , 4km (2,5 milhas) a leste da cidade. Descrito por Sacheverell Sitwell como "a casa de campo mais fantástica em Portugal", ficou mundialmente famosa por ser destaque no rótulo do vinho Mateus Rosé e vale bem a pena uma visita para vislumbrar da vida da aristocracia Portuguêsa.

Construído em 1745, é considerado um exemplo perfeito da arquitetura barroca, com uma impressionante fachada composta por belos pináculos no telhado e uma escada balaustrada, tudo refletido numa lagoa na sua frente.

Atrás do Palácio situa-se um maravilhoso jardim, Jardins do Palácio de Mateus entre os mais belos da Europa , com sebes quadradas, estátuas e um túnel de cedro espetacular com cerca de 35m (115 pés) de comprimento.

Existem visitas guiadas ao interior do palácio que começam no hall de entrada com teto esculpido em madeira de castanheiro e mobília do século XVIII, passam pelo quarto Quatro Estações que tem o nome devido às suas pinturas do século XVII e pelo Quarto Azul com as suas porcelanas chinesas. A sala de jantar contém porcelana chinesa e prata e o quarto de Quatro Cantos contém imobiliário Indo-Português.

A cidade em si tem alguns edifícios de interesse incluíndo o edifício da Renascêcncia Italiana na rua principal, Avenida Carvalho Araújo, onde nasceu Diogo Cão.

Cidade de Vila Real

No centro da cidade está o edifício da Câmara Municipal do século XIX, com um pelourinho na frente.

A Catedral da cidade, outrora parte de um mosteiro Dominicano do século XV, tem um simples exterior do século XV, enquanto mais a norte está a mais fina igreja da cidade, a igreja barroca de São Pedro, com um teto de madeira entalhada e dourada e uma capela-mor adornada com azulejos coloridos . Também vale a pena uma visita à bela capela barroca Capela Nova (também conhecido como "Clérigos"), atribuída a Nicolau Nazoni que também trabalhou no Palácio de Mateus.

Vale a pena uma paragem no posto de turismo, pelo menos para dar uma olhadela às suas janelas manuelinas.

 

Português, Portugal