Day #4 (sexta 10 de abril de 2015)


A comunidade Robots & NEE: A robótica educativa, uma ferramenta inclusiva

Neste workshop, conduzido à distância pela doutoranda Cristina Conchinha (FCT/UNL) e presencialmente pelo Engenheiro de Reabilitação Abel Trigo (UTAD), será apresentada a comunidade Robots & NEE, um espaço assente numa disciplina Moodle, criada com o intuito de apoiar e formar professores para utilizarem a robótica educativa num contexto inclusivo.
Serão abordados os conceitos de robótica educativa, inclusão e necessidades educativas especiais e debatidos projetos que exploram o potencial inclusivo e pedagógico desta ferramenta.
No final os participantes poderão programar e interagir com um protótipo robotizado do Lego® Mindstorms® (ou Lego® WeDo®).

Recursos necessários:
Lego Mindstorms (ou, em alternativa, o WeDo);
Computador com ligação à internet e projetor;
Software do Lego Mindstorms ou WeDo.

Legótica – ClubeLEGO

Os nossos Workshops, realizados com a Plataforma LEGO WeDo Educação levam a robótica para a sala de aula, tornando possível que crianças entre os 6 e os 14 anos construam e programem as suas próprias respostas a problemas. Proporcionam uma experiência de aprendizagem prática que envolve ativamente as crianças no pensamento criativo, trabalho de equipa, e competências para a resolução de problemas.

Estes materiais incentivam as crianças a construírem e programarem modelos funcionais abordando diferentes disciplinas como ciências, tecnologia, matemática ou línguas levando-as a desenvolver competências como:

  • Componentes básicos dos Robots:
    • Órgãos mecânicos (polias, correias, rodas dentadas, cames, alavancas, etc.);
    • Motores;
    • Sensores (movimento, inclinação);
  • Conceitos básicos de programação:
    • Ligações causa/efeito;
    • Loops;
  • Conceitos básicos de mecânica e cinemática;
  • Apreender vocabulário e habilidade de comunicação para explicar o funcionamento dos modelos;
  • Refletir sobre como encontrar respostas e imaginar novas possibilidades;
  • Debater ideias e tentar concretizá-las;
  • Conduzir testes imparciais, alterando um item e observando ou avaliando o(s) efeito(s);
  • Fazer observações e medições sistemáticas;
  • Expor e comunicar dados usando tabelas;
  • Seguir modelos em desenho técnico para criar modelos 3D;
  • Pensar logicamente e criar um programa que produza um comportamento específico;

O ambiente WeDo está programado com software simples drag-and-drop criado pela LabView!



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