Mensagem de erro

  • Deprecated function: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; views_many_to_one_helper has a deprecated constructor em require_once() (linha 3146 de /var/www/clients/client24/web159/web/includes/bootstrap.inc).
  • Deprecated function: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls em menu_set_active_trail() (linha 2394 de /var/www/clients/client24/web159/web/includes/menu.inc).
  • Deprecated function: Function create_function() is deprecated em _insertFrame_filter_process() (linha 59 de /var/www/clients/client24/web159/web/sites/all/modules/insertFrame/insertFrame.module).

Dia #4 (sabádo 11 de abril de 2015)


2015 Micromouse Portuguese Contest






Para participar do Micromouse Portuguese Contest só necessita de um robô (micro-rato) e inscrever-se. É gratuíto.

Printoo

O Printoo é um kit de electrónica flexível, open-source e compatível com o software do Arduino.
Ao contrário da electrónica tradicional (rígida), o Printoo tem como base um PCB flexível, o que permite que se adapte a qualquer objecto.
Por ter como características principais a flexibilidade, a espessura reduzida e o baixo peso, o Printoo assume-se como a plataforma de prototipagem ideal para desenvolver produtos nas áreas de smart-wearables e IoT, bem como para dar vida a objectos impressos numa impressora 3D.
Esta plataforma é composta por vários módulos de várias empresas líderes na área de printed electronics, que até agora não estavam disponíveis ao público. Exemplos incluem: foto-voltaicos flexíveis, baterias impressas, sensores de luz orgânicos, fitas de LEDs super finas e displays electrocrómicos.
A facilidade de utilização do Printoo torna-o na ferramenta ideal para qualquer pessoa prototipar os seus produtos, quer a um nível profissional (empresas e investigação) quer a um nível mais elementar, alunos do básico e secundário.
Este projecto foi submetido na plataforma de crowdfunding kickstarter onde recebeu o apoio de 560 pessoas, totalizando $80.000 em apenas um mês.

The Inventors

Antónia Moreira (Ynvisible) e Bruno Carreiro (Azorean), vão apresentar o The Inventors - uma iniciativa da Ydreams que tem como objectivo introduzir novas tecnologias nas salas de aula para os alunos desenvolverem as skills essenciais para século XXI.
As novas ferramentas de prototipagem estão neste momento disponíveis a qualquer pessoa, no entanto, existe uma falha ao nível da educação, uma vez que não tem acompanhado estas novas tendências. Estas ferramentas não são abordadas nas salas de aula e a maioria dos alunos desconhece a sua existência.
O The inventors criou um currículo que pretende colmatar esta falha, promovendo o ensino desta nova realidade, ao mesmo tempo que desperta o interesse por tecnologia e fomenta um conjunto de skills que serão essenciais para o futuro.
Promovendo uma aprendizagem à base de projectos, o The Inventors dá liberdade ao aluno para encontrar problemas e soluções, estimulando a sua capacidade de desenvolver produtos com alta complexidade, usando ferramentas como electrónica, programação e impressão 3d.
Este curso permite que o aluno tenha uma primeira aproximação a esta realidade e que desta forma se interesse pelas áreas STEM (science, technology, engineering & math), áreas terão a maior procura no futuro, ao nível do mercado de trabalho.

Desmistificar electrónica
  • Como funciona
  • Componentes básicos (motores, baterias, sensores, etc)
  • Como faze-los funcionar
Programação básica
  • Conceitos de programação utilizando o scratch
  • Pensamento lógico
Projectos hands-on
  • Observar e aprender comportamentos estruturais baseados na experimentação
Modelação e impressão em 3D
  • Vincular diferentes conjuntos de habilidades para aumentar a criatividade e habilidade na resolução de problemas

Após a apresentação será aberta uma pequena sessão para questões da audiência relacionado com o The Inventors.

Português, Portugal